SERVIçOS - Teste de Opacidade


Opacidade é a característica que certos materiais possuem de dificultar a passagem da luz. Em um motor Diesel, a opacidade é medida na emissão de fumaça pelo escapamento. A medição de opacidade pode ser feita basicamente de duas maneiras:
A primeira  é através de equipamentos medidores de níveis de fumaça, em testes oficiais utilizado  na indústria automobilística, com o motor em marcha lenta, à máxima livre ou a plena  carga. Estes testes são realizados em  dinamômetros para uma correta calibração do motor,  mas a certificação dos órgãos competentes – como a CETESB – é a realizada no veículo  completo  com todo o sistema  de admissão (filtro, tubulação, cooler, etc.) e escape (abafadores, tubulação, etc.).


A segunda maneira é através de escalas de opacidade. A CETESB usa a chamada escala ringelmann para aferir o nível de emissão da fumaça que sai dos escapamentos de caminhões, furgões e ônibus movidos a Diesel. Esta escala vai de 1 a 5 e é medida com o aparelho denominado “opacímetro”, a legislação ambiental permite até o nível 2, em que a fumaça tem cor cinza-claro.
Vale lembrar que todos os motores novos, atendem a legislação de emissão de poluentes vigente, para cada aplicação
.

 

 
Alfa Diesel - Todos os direitos reservados © 2014