Opacidade é a característica que certos materiais possuem de dificultar a passagem da luz. Em um motor Diesel, a opacidade é medida na emissão de fumaça pelo escapamento. A medição de opacidade pode ser feita basicamente de duas maneiras:
A primeira é através de equipamentos medidores de níveis de fumaça, em testes oficiais utilizado na indústria automobilística, com o motor em marcha lenta, à máxima livre ou a plena carga. Estes testes são realizados em dinamômetros para uma correta calibração do motor, mas a certificação dos órgãos competentes – como a CETESB – é a realizada no veículo completo com todo o sistema de admissão (filtro, tubulação, cooler, etc.) e escape (abafadores, tubulação, etc.).
A segunda maneira é através de escalas de opacidade. A CETESB usa a chamada escala ringelmann para aferir o nível de emissão da fumaça que sai dos escapamentos de caminhões, furgões e ônibus movidos a Diesel. Esta escala vai de 1 a 5 e é medida com o aparelho denominado “opacímetro”, a legislação ambiental permite até o nível 2, em que a fumaça tem cor cinza-claro.
Vale lembrar que todos os motores novos, atendem a legislação de emissão de poluentes vigente, para cada aplicação.