O Sistema de Unidade Injetora (UIS) está no mercado deste 1994. O sistema combina o bico de injeção e a bomba de alta pressão em um único conjunto. Cada Unidade Injetora está instalada no cabeçote de cada cilindro do motor. A alta pressão é gerada pela ativação do êmbolo da bomba da Unidade Injetora pelo comando de válvulas por meio de um tucho ou balancim.
A vantagem do Sistema de Unidade Injetora é que não há nenhuma linha de alta pressão entre a bomba de alta pressão e o bico de injeção. Isso significa que o UIS pode gerar pressões de injeção extremamente altas: 1.600 bar na primeira geração do sistema, 2.200 na geração atual. Isso não só resulta em baixas emissões, mas também aumenta a eficiência.
O bico de injeção opera com uma válvula solenoide de comutação rápida acionada eletronicamente. Ele pode produzir uma injeção piloto que reduz o ruído do motor.
O Sistema de Unidade Injetora é geralmente empregado em veículos comerciais pesados e de médio porte com desempenhos de até 80 kW por cilindro. A unidade de controle eletrônica pode acionar um sistema composto por um máximo de oito cilindros. Uma segunda unidade de controle permite que o sistema seja expandido até 16 cilindros.